*** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário *** Envie fotos, histórias, causos, etc... para publicação - Enviar no email: pedroornellas1@yahoo.com.br ***

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Trovas Criativas

Li, há muito tempo, não sei onde, algumas quadras engraçadas por serem sem pé nem cabeça. Procurei-as na internet, mas só encontrei uma delas, constando ser de Guimarães Rosa. Lembro-me de uma segunda, talvez seja também dele, se alguém souber, me confirme.
Aí vão elas:
Comprei uns óculos novos,
óculos dos mais excelentes.
Não têm aros, não têm asas,
não têm grau e não têm lentes.  (Guimarães Rosa)
                                                                                               As minhas ceroulas novas,
                                                                                               ceroulas das mais modernas,
                                                                                               não têm cós, não têm cadarço,
                                                                                               não tem botões e não têm pernas!  (autor: ?)

Inspirado nessas quadras, fiz algumas:
    Nesta minha trova eclética
    falta pouco e falta tudo...
    tem ritmo, rima e tem métrica
    - só falta ter conteúdo!
                                                           Se espera ler, o distinto,
                                                           bom assunto, coisa nova,
                                                           em desapontá-lo eu sinto:
                                                           Não vai achar nesta trova!
                                                                                                                  Fiz um verso tão perfeito
                                                                                                                  que até pensei convencido:
                                                                                                                  Não fosse eu tê-lo feito,
                                                                                                                   desejaria ter sido!

Ainda nessa temática de trovas incomuns, fiz uma com apenas 4 palavras:
             Imaculabilidade,
               desnacionalização,
                   incorruptibilidade:
                      -         Espiritualização!

E fecho com a obra prima de Otávio Venturelli, em que ele, desafiado pelo Waldir Neves a colocar seis saudades na trova, superou-se, colocando sete:

Saudade, saudade minha,
quanta saudade restou...
Saudade... Saudade eu tinha;
Saudade - saudade eu sou!

Nenhum comentário:

Postar um comentário