*** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário *** Envie fotos, histórias, causos, etc... para publicação - Enviar no email: pedroornellas1@yahoo.com.br ***

Tribuna Livre - Eleições na UBT

Use este espaço para opinar, esclarecer, sugerir, criticar (de forma construtiva), com bom critério e respeito aos demais, visando a união dos trovadores e o engrandecimento do movimento trovadoresco.
-----------------------------------------------------------------------
Obs.: Para maior clareza, os comentários estão em ordem decrescente de datas e por ordem de chegada

-----------------------------------------------------------------------

Assisti à bonita sessão de transmissão de cargo, de Toledo para Abritta, em Belo Horizonte. Particularmente, pedi a Abritta que visitasse o Nordeste, logo que pudesse, para avaliar a situação das UBTs por aqui instaladas.  No Rio Grande do Norte a situação me parece normal, embora ainda seja necessário aparar arestas e tocar o barco com maior desenvoltura.  O Abritta me pareceu muito cauteloso e sereno.  Não entro na discussão do processo eleitoral. Apenas entendo que todos os associados, no gozo dos direitos estatutários, deveriam participar do processo, em nome da igualdade  democrática, tão necessária entre cidadãos livres!  O interesse geral deve sobrepujar o interesse particular para manter a unidade do ideal trovadoresco.  Isso, o que nos interessa.
A eleição de Abritta é fato consumado; não há o que discutir mais.  Vamos, sim, desejar-lhe uma administração dinâmica, proveitosa e participativa, com visão abrangente em todo o território nacional. Abraço a todos.
     José Lucas de Barros/RN - 20/12/2011
----------------------------------------------------------------------
Meu irmão Jose Vitor
Não terminei de ler sua mensagem por indignação. Não falei mal do Eduardo Toledo em NENHUM MOMENTO. No final falei no nome dele indagando quantas vêzes teria vindo a Fortaleza, pois nossa UBT encontra-se quase a fechar as portas. Faça o favor de ler novamente minha opinião e que se faça o reparo merecido. Fui muito bem recebido em Pouso Alegre e o Eduardo é uma pessoa que admiro muito e nunca faltei com o respeito para com êle. Que o novo presidente seja bem vindo e visite-nos.
Peço que o irmão leia novamente minha opinião que se resume no seguinte? A UBT NATAL é muito mais atuante que a nossa ( Fortaleza sem ponto de interrogação como voce fez uso )
Pena que eu não possa dizer isso olhando dentro dos seus olhos.
Espero que o Eduardo leia essa minha mensagem e estou aqui em Fortaleza, sem ponto de interrogação! para esclarescer qualquer dúvida.
Em tempo: meu irmão José Vitor, sou sócio da UBT Fortaleza com cargo de vice-presidente e pago minhas mensalidades de uma só vez. Espero não importuná-lo mais.
Nada tenho contra eduardo toledo, nem contra sua atuação na presidencia da ubt. Quem sou eu para julgar eduardo toledo ?  Nunca fiz parte ativa da ubt brasil. Há 01 ano não concorro por questões de foro íntimo. Participei do concurso de natal por ser membro correspondente da artn e ter muitos amigos naquela terra.
Por favor peço aos que lerem minha opinião (que pelo visto não deveria ter sido dada) que não façam como o trovador em questão e sintam que tentei valorizar a ubt natal, criticar a ubt fortaleza.
Por fim, Eduardo , reafirmo minha admiração por você e peço-lhe desculpas pelo mal entendimento do sr. José vitor. Aqui em fortaleza estou à sua disposição quando vier pras bandas de cá. Sinta-se abraçado e tenha um natal cristão.
     Francisco José Pessoa (85) 8886 5700 begin_of_the_skype_highlighting            (85) 8886 5700      end_of_the_skype_highlighting UBT Fortaleza, sem ponto de interrogação - 19/12/2011

-----------------------------------------------------------------------
Prezado Pedro:
Nossos Concursos obedecem o critério escolar: a classificação é apurada por ordem do total das notas obtidas.
Espero que compreendam a nossa intenção: justiça ao merecimento da trova e respeito à opinião dos julgadores.
Atenciosamente,  
    Ruth Farah - Cantagalo RJ - 19/12/2011
-----------------------------------------------------------------------

Seguindo o raciocínio do Pedro Ornellas no comentário anterior, também não estou vendo esse "massacre" contra Eduardo Toledo, como também só tenho visto elogios à nova composição diretiva. Basta atentarem ao que o Pedro diz aí, a sugestão seria de uma reformulação estatutária visando situações futuras.
   Se alguém disser que nem sugestões é permitido dar, então estaremos de fato atentando contra o regime democrático, que é o que comanda o País. Somos uma "Grande Família" e, como tal, no seio dela levantam-se problemas para que sejam debatidos, visando sempre a melhoria. Uma pessoa desinteressada não perderia seu tempo dando sugestões na tentativa de ver uma entidade cada vez melhor.
   Penso que de todos esses comentários que surgiram, talvez apenas um tenha sido mais contundente. Os demais são em tom conciliatório. E vou além: penso até que o Dr. Luiz Carlos Abritta, pelo que o conheço, pessoa altamente democrática, humilde, capaz e interessada, acolherá todas as sugestões que lhe forem enviadas e as estudará. Eu, particularmente, gostei muito da nova composição da Entidade. Repito: o comentário abaixo, do Pedro Ornellas, sintetiza tudo: está havendo má interpretação de textos e está-se fazendo um "cavalo de batalha" em torno de algo que não existe. Se todos pensamos e caminhamos na mesma direção, obviamenteo resultado só pode ser positivo. Só acho que não se deve condenar as pessoas por emitirem opiniões. Estejam certas ou não. Penso que mais grave seria a pessoa ter considerações a fazer e acabar se omitindo, por receio de ser mal interpretada. Isso sim, seria preocupante.
    José Ouverney - Pindamohangaba SP - 19/12/2011
-----------------------------------------------------------------------
Irmãos trovadores, ideias, sugestões e até mesmo críticas e queixas podem ser expressas de forma respeitosa, sem agressões. Parece haver por parte de alguns certa dificuldade na interpretação dos textos. Pelo que entendi dos depoimentos não há nenhuma perseguição
ao ilustre poeta Eduardo Toledo que ora deixa a presidência da UBT. Pelo contrário, seus méritos estão sendo reconhecidos. Também não se questiona a idoneidade dos novos dirigentes. O que se discute é uma mudança PARA ELEIÇÕES FUTURAS, permitindo maior representatividade dos trovadores no processo, e oportunidade de candidatura, independentemente de cargos assumidos em escala ascendente. Em prol da união que todos desejam e da transparência que deve haver, se há queixas, devem ser avaliadas, se há mal entendidos deve-se esclarecer. Percebo algumas sugestões interessantes que, acredito, devem ser avaliadas pelos novos dirigentes.
Nesse espírito, todos os comentários são bem vindos, mas não me levem a mal, parece que alguns estão investindo contra moinhos de vento. Paz e inspiração a todos!
    Pedro Ornellas, trovador - SP  - 19/12/2011

-----------------------------------------------------------------------
Não tenho gabarito para meter a colher nessa briga de gente grande e maravilhosa. Mas a sugestão de notas com fração de décimos evita empates, pois - no turfe, um cavalo pode ganhar por ponta de focinho e as frações, somadas, viram pontos...  Nada de classificação por ordem alfabética: o que tirar pior nota, se tiver inicial " A, pode vencer quem tiver melhor nota, porém  inicial Z... Não é critério justo, mas absolutamente injusto. Eu, na inicial  D, somente venceria colegas com inicial posterior à minha, mas provavelmente nunca seria o pior colocado, nunca numa ou noutra extremidade... 
     Diamantino Ferreira - Campos dos Goytacazes - RJ - 19/12/2011

-----------------------------------------------------------------------
Senhores trovadores: Nós da UBT de Pouso Alegre-MG não estamos entendendo tamanha dscussão. Na verdade, o nosso Presidente Eduardo Toledo não fez nada que fugisse do Estatuto, apenas esperou que o Conselho Nacional abrisse um Edital sobre a elçeição presidencial, o que foi feito pela Presidenta do Conselho Nacional, e publicado no Boletim Nacional de 01 de setembro de 2011, quando foi dado o prazo até 20 de outubro para quem quisesse apresentar uma chapa concorrente às eleições. O presidente Eduardo Toledo apresentou a sua e qualquer outro trovador poderia apresentar a sua também. Se ninguém se posicionou, que culpa ele tem de que se inscrevesse apenas uma chapa ? O atual Estatuto diz que quem preside e vota nesta eleição presidencial são os membros do Conselho Nacional, formado pelos Presidentes Estadual e Conselhos Estaduais, além dos Sócios Beneméritos, todos eles históricos e de enormes serviços prestados à UBT. Agora, perguntamos: Por que tamanha perseguição ao ilustre poeta e trovador Eduardo Toledo, que não fez nada errado, apenas cumpriu mais outra missão de beneficiar e florir os canteiros de nossa entidade, compondo uma chapa vitoriosa e formada por honrados e competentes trovadores brasileiros ! - De resto, é falta de informação ou dor de cotovelo !!!
     Elba Carrasco -UBT - Pouso Alegre -MG - 18/12/2011

-----------------------------------------------------------------------
Evitei entrar nessa celeuma em torno da eleição da nova Presidência da UBT
Nacional. Até agora não entendo qual a motivação de tanta polêmica. Se o motivo era criar desamonia, parece que foi conseguido.
   Não acho que a democracia na UBT foi desrespeitada, nem os seus Estatutos o foram. Houve prazo suficiente para que chapas concorrentes fossem apresentadas. Quem se julgasse disposto e capaz de disputar o cargo que se inscrevesse. Se ninguém se apresentou na época, não há porque reclamar agora.
   Uma coisa que sei é que presidir uma entidade tão grande e ramificada, tão importante e respeitada como a nossa, não é tarefa fácil. É um trabalho árduo, de desprendimento e dedicação total, verdadeira doação de vida. É preciso que a pessoa tenha disponibilidade para atuar e disposição para enfrentar contratempos. E  deve saber que se colocará em exposição constante, à mercê dos que estão sempe dispostos a criticar e apontar erros e nunca são capazes de assinalar algo positivo. Quantos de nós estamos dispostos a encarar essa aventura? Quantos teríamos fibra para  ouvir críticas constantes  e continuar a cumprir a missão, que não traz lucro pessoal nenhum, ao contrário, apenas desgaste emocional? É verdade que não é a maioria que assim age, sempre de armas apontadas. Há ainda muitas pessoas dispostas a apoiar o bom desempenho do outro e compreender as dificuldades  enfrentadas.
  Meus irmãos trovadores, respeitemos o presidente que saiu e louvemos o trabalho por ele realizado. Nós, que tanto criticamos e nos achamos aptos a dirigir a entidade, faríamos melhor que ele? Vamos lembrar que nenhum dirigente consegue agradar a todos, sempre. Quem não concordou com a atuação dele, poderia dar uma trégua, até ver o que vai acontecer.
  Se há sugestões para o aprimoramento do funcionamento da UBT Nacional e suas filiações, elas devem, sim, ser  apresentadas, mas vamos moderar o tom. Todos temos o direito de apresentar críticas e sugestões, especialmente se tivermos vontade efetiva de colaborar e não só  de fazer barulho. Uma nova diretoria já está empossada. Vamos aguardar o trabalho que será desenvolvido. O novo Presidente, Trovador Luiz Carlos Abritta, é pessoa certa para o cargo que assumiu. Eu acredito no que ele pode realizar à frente da UBT.
  Quero relembrar que os Estatutos  da UBT foram reformulados na gestão do Trovador Eduardo Toledo. Houve tempo bastante para que sugestões de mudanças fossem apresentadas. Qualquer trovador interessado e atuante, pertencente a uma das Seções da UBT, poderia apresentar suas ideias, pois havia comissões integradas na elaboração do novo Estatuto.  Se for o caso, agora poderiam  ser reinvidicadas novas alterações.
   Vamos zelar para que a nossa querida entidade siga firme, forte e abençoada com até hoje. E em paz, se for possível...
   Peço desculpas se desagradei com minhas ponderações.
        Thereza Costa Val (UBT Belo Horizonte; Vice-Pesidente do Conselho Estadual da UBT de Minas Gerais) - 18/12/2011


-----------------------------------------------------------------------
O SÓCIO EFETIVO DA UBT:Creio que a EFETIVIDADE NA UBT deu a todos a PORTABILIDADE SOCIAL. Um sócio efetivo pode ser um peregrino de cidade em cidade fundando secções. Nossa maior bandeira, tremulando 24 horas por dia é o portal da Internet... O que diria o Príncipe se tivesse que cantar agora "SOMOS DONO DO UNIVERSO?"
Na minha opinião o que deve ter ajuste social (tipo ABL) é a representação no exterior. O Estatuto não tem registro na "ONU", foi
adequado...
VENCEDORES E TROFÉUS:
Isto é briga antiga. Ordem alfabética idem. Num concurso virtual com a desclassificação de uma trova já premiada não fui ao primeiro lugar. O lugar ficou vago. Orientaram mal a organização do concurso ou Luiz Otávio ensinou-me errado? Todos poderiam ter pego um lugar a maior. Numa pesquisa acadêmica a crítica vem por certo.
     Nilton Manoel - Ribeirão Preto SP - 18/12/2011

-----------------------------------------------------------------------

Meus irmãos trovadores, perdoem-me a intromissão, mas sem querer contrariar, talvez, a maioria, deixo aqui minha opinião sobre esse assunto em discussão. Sou contra todo esse alvoroço em torno da decisão tomada pelo nosso presidente retirante ao anunciar a nova diretoria sem que a maioria dos trovadores da ubt tenha aprovado previamente. O que mais me impressiona é que todos são unânimes em afirmar que a diretoria é excelente, formada por nomes de grande peso em nossa ubt e critica o presidente pela forma como foi feita a escolha ou tomada a decisão. Gente, se todos concordam que a "escolha" foi boa, que a diretoria é excelente, então está aprovada. Por que ficarmos, agora, nos espetando com tridentes flamejantes, condenando o presidente retirante, machucando esse ou aquele irmão trovador, de repente, através de uma frase mal definida. Sabem onde isso pode nos levar? À desunião. Nossa ubt tem sido, ao longo destes quase 50 anos de existência uma organização feliz, harmoniosa... Por que manchá-la com discórdias, com desarmonia? Diante disso que vem acontecendo, a gente tem a impressão que há alguém em nosso meio querendo ver o circo pegar fogo. Mas por que? O que leva alguém a querer que haja desarmonia no meio de pessoas do bem, que são pela paz? É difícil imaginar que passem pela mente de pessoas que, através de suas trovas, transmitem mensagens tão positivas, desejos nocivos, como por exemplo a desunião e a discórdia. 
Nosso presidente errou, sim, mas quem não cometeu erros em sua vida? De agora em diante uma nova história pode ser escrita por nós. Uma nova diretoria está pronta para trabalhar pela ubt e com certeza fará um excelente trabalho. E todos aqueles que querem mudanças terão a oportunidade de enviar à nova diretoria da entidade suas idéias, suas sugestões de mudanças, inclusive estatutárias etc. E que mudanças aconteçam desde que sejam para beneficiar a ubt e o movimento. Que os insatisfeitos se acalmem e permitam que a paz, a harmonia e a felicidade continuem a reinar em nosso meio.
Estamos vivendo uma época de nos preocuparmos mais em nos confraternizarmos uns com os outros. Mesmo aqueles que não acreditam em natal, diexem que seus corações sejam ocupados pelo sentimanto maior de amor e paz. Vamos transmitir uns para os outros mensagens de esperança para o novo ano que se aproxima. Vamos nos confraternizarmos. Vamos torcer cada vez mais pela trova, para que ela mais e mais alcance os corações e conquiste mais espaço.
Nós somos os mensageiros do amor. Somos os arautos da paz. Vamos refletir sobre isso.
Quem for do bem e pela paz que me siga. E chega de polêmicas, de disse-me-disses. Vamos parar de nos ferirmos uns aos outros. Vamos, sim, nos abraçarmos e sonharmos juntos com um mundo feliz, em paz.
Felicidade a todos e um 2012 com muita inspiração.
     João Costa - Saquarema RJ - 18/12/2011

-----------------------------------------------------------------------
Meus Irmãos Trovadores:
Nunca pensei que um dia fosse obrigado a entrar numa polêmica trovadoresca. Se agora o faço, é porque venho em direção contrária à uma grande injustiça. Trata-se da opinião do trovador Francisco José Pessoa (da UBT Fortaleza ?), criticando a ação administrativa do grande trovador, e um dos maiores poetas do Brasil, Eduardo Toledo, que dirigiu magnificamente a nossa UBT por 8 anos, elevando-a a patamares nunca antes imaginados. Falo de perto, porque o ajudei expontaneamente durante 20 anos, quer no "Trovalegre" ou no "Boletim Nacional", fazendo as etiquetas, dobrando os Boletins, encadernado-os nos envelopes, selando-os, levando-os aos Correios mensalmente, sem cobrar quaisquer importâncias. Se não paguei os selos, foi porque não tive nenhuma condição de fazê-lo. Mas trabalhei com alegria e prazer, como faço há quase 50 anos, desde 1961, na realização do I Jogos Florais de Pouso Alegre, onde, com 13 anos, era mensageiro do Dr. Jorge Beltrão, e com quem aprendi a fazer Trovas. Quanto ao trovador Francisco José Pessoa, que conheci em nossa cidade durante as festividades de premiação dos XXX Jogos Florais de Pouso Alegre, em 2007, tendo ele uma Trova premiada, devo dizer que ele foi recebido carinhosamentee e com muita alegria, durante 3 dias de festas, com enormes mordomias e sem ter quaisquer despesas. Pelo que acompanho e sei, apesar de ser um bom trovador, ele até hoje não deu nenhuma contribuição ao movimento trovadoresco e sequer é Associado da UBT, portanto, não é pessoa com real autoridade e voz respeitada para falar sobre a ação daqueles que realmente trabalham pela Trova. A UBT não é uma entidade pública e, portanto, tem seus regulamentos privados e determinados democraticamente pelos dirigentes e associados. Quanto às mudanças de algumas regras do Estatuto, isto é assunto a ser apresentado e discutido pelo Conselho e Presidência Nacional da gestão 2012/2013. A minha terra, Pouso alegre, se mostra honrada em ter oferecido a ação de Eduardo Toledo em prol da fortaleza e do engrandecimento do movimento e da União Brasileira de Trovadores. Por fim, sem mais delongas, ofereço duas Trovas de minha autoria aos trovadores brasileiros:

                                 " A mulher da minha vida,                                                 "No mundo, mar de esperança,
                                   a que me faz tão feliz,                                                     onde a tormenta é sentida,
                                   ainda vive escondida                                                        a ilusão é a brisa mansa
                                   nos versos que nunca fiz."                                                que empurra o barco da vida."

            José Vítor de Paiva -  Secretário da UBT de Pouso Alegre -MG - 18/12/2011

-----------------------------------------------------------------------
ELEIÇÃO & DEMOCRACIA
        Não sou irmão gêmeo do Ademar, mas, eu, Francisco Macedo, seu irmão de sangue e de alma, concordo e assino em baixo tudo o que ele colocou sobre "julgamento" das trovas. E acrescento mais: A vida é regida pela “lógica”. E não há a menor lógica nesse “agrupamento” e divulgação por ordem alfabética. 
A minha sugestão é que cada julgador dê sua nota fracionada por décimos, para evitar os empates, e, permanecendo o empate, que ao líder da comissão seja dado o poder de “voto de minerva”. E que, para padronizar a “justiça”, esta regra torne-se fixa para quaisquer comissões julgadoras.
Meus irmãos pelos laços da trova... Acompanho com vivo interesse  os embates e as opiniões dos companheiros, sobre “Eleições” & Democracia”. Parabenizo pelo alto nível e ao mesmo tempo sugiro que todos guardem suas “espadas! e nos juntemos num grande “mutirão” de apoio ao novo presidente.
Não é segredo que torcia pela eleição da Maria Nascimento, até porque, com muito discernimento, e em meu nome particular, lancei sua candidatura aqui da trincheira d’O Trovador, este jornal da ATRN, editado por mim.
Mas agora é “entrelaçar mãos com mãos” e “sentarmos praça” no exército do  Luiz Carlos Abritta, para juntos vencermos a “batalha”.
A ele minha palavra de apoio e incentivo: Que ele consiga sintonizar a opinião da maioria, e redesenhar o “mapa” trovístico do Brasil, fazendo as reformas nos estatutos que venham de encontro os anseios dos nossos bravos trovadores.
E a cada trovador(a) minha palavra conclusiva: Estejamos unidos pela trova, até o dia em que a luta se tornar desnecessária!
Um grande “Trovabraço!
     Francisco Neves de Macedo Natal / RN  - 17/12/2011
-----------------------------------------------------------------------

- Não comungo com as ideias conflitantes com o brilho da trova, mormente quando originárias de membros da própria UBT, a quem cabe zelar pela sua preservação e normas que, se violadas, deve ser sumariamente rejeitada - como trova.
- Quanto à política, reprovo os que se distanciam das finalidades trovadorescas, alimentando preferências particulares, como se donatários fossem da entidade, que não deve ser penalizada se mal dirigida. Ajustem-se as velas e o barco não sucumbirá.
Abraços
     Haroldo Lyra - CE - 17/12/2011 -----------------------------------------------------------------------

Faço das palavras do Arlindo, as minhas. Com certeza, não houve nenhum complô em momento algum e a Selma soube pelo nosso desejo por outras pessoas, pois nem com ela eu comentei minha conversa com Arlindo lá em Nova Friburgo, só depois de passada a eleição é que a Selma me perguntou porque não levei adiante o projeto de minha candidatura. E, se não o fiz foi por achar que a chapa apresentada estava bem composta.
Domitilla Borges Beltrame - UBT SP - 17/12/2011
 -----------------------------------------------------------------------
No artigo de Selma Patti Spinelli uma frase me soou mal aos ouvidos: quando ela diz "em São Paulo Domitilla articulava com Arlindo". Isto cheira a golpe e em nenhum momento foi o que aconteceu até porque seria uma ofensa às biografias dos dois citados, ambos com cerca de trinta anos de serviços prestados a Trova e a UBT. O que aconteceu foi que, numa conversa informal em Nova Friburgo, Domitilla comentou comigo os planos que tinha para a UBT no estado de São Paulo. Fiquei entusiasmado e perguntei se ela não se animava a colocá-los em prática em âmbito nacional já que o Presidente Eduardo Toledo já havia anunciado o desejo de não permanecer a frente da UBT. Naquele momento não havia outros candidatos e, em meu entender, Domitilla Borges Beltrame era um nome com todos os predicados para a sucessão. No mês seguinte, em Maringá, comuniquei o interesse de Domitilla para Carolina Ramos, presidente do Conselho Nacional da UBT, responsável pela eleição, que só ent ão me falou na existência de pessoas interessadas em assumir a entidade, todos de alto nível, como Flávio Stefani, Maria Nascimento e Luiz Carlos Abritta. A chapa atual foi lançada por Eduardo Toledo e creio que todos ficaram satisfeitos porque ninguém lançou outra chapa de oposição. Assim sendo, apesar de não ter participado do processo eleitoral, entendo que o atual Presidente Luiz Carlos Abritta tem total apoio da comunidade trovadoresca e a mais completa legitimidade do cargo.
     Arlindo Tadeu Hagen (ex vice-presidente da UBT-Nacional) - 17/12/2011
 -----------------------------------------------------------------------
QUERIDOS IRMÃOS TROVADORES (AS),
Realmente é incompreensível que um PRESIDENTE de uma entidade Trovística, como a "ACADEMIA DE TROVAS DO RIO GRANDE DO NORTE" Fundada em 1965, PORTANTO, com 46 Anos de bons serviços prestados à Trova brasileira, não tenha capacidade de  participar de uma eleição para eleger um Presidente Nacional. Estão certíssimos aqueles  que pedem mudanças"URGENTES" nos estatutos da Nossa UBT... E eu queria aproveitar a oportunidade para dirigir-me ao Presidente Nacional e a todos os presidentes das UBTs,  para deixar aqui uma opinião minha, DE MUDANÇA, no que se refere ao resultado que é dado a QUASE TODOS Jogos Florais e concursos de Trovas pelos Brasil a fora. (SEGUE A SUGESTÃO:)
Em todos os concursos, acredito, existem as comissões julgadoras...Com qual finalidade? Julgar! E através de Notas chegarem a classificação final. POR EXEMPLO: A soma das notas dos CINCO julgadores numa Trova de José Ouverney foi 48 Pontos; na Trova de Wanda foi 49 pontos; na de Pedro Ornellas: 46 Pontos; na de Selma: 45 pontos; e na de A. A. de Assis: 43 Pontos... Aí vocês me respondam, quem foi o Vencedor desse Concurso? No resultado, o primeiro nome é o de A. A. de Assis, que foi a menor nota entre as Cinco. No resultado sai: "VENCEDORES POR ORDEM ALFABÉTICA" Aí eu Pergunto: É um concurso de Trovas, ou de Letras? De que adiantou a comissão ler e reler a Trova, estudar e escolher a melhor Trova e ela não ser a vencedora?
ATENTEM PARA ISTO: Não existe em nenhuma competição do mundo CINCO VENCEDORES... Existe 1º Lugar, 2º Lugar, 3º Lugar... 15º, 20º E assim sucessivamente. Coincidentemente, abri aqui um Livreto: lV JOGOS FLORAIS DE CAMBORIÚ/2011...  Resultado: VENCEDORES (Por Ordem Alfabética) Esse bateu o Record: 14 Vencedores... Primeiro nome todos já sabem: A.A. de Assis; Último nome: Rodolpho Abbud, será que a nota dele foi a menor entre esses "chamados vencedores"? Já pensou se uma amiga de Gislaine encontra com ela e pergunta: Oi Amiga, Quem foi que venceu o seu Concurso? ou então assim:
Quem tirou em 1º Lugar no seu Concurso? O PIOR É QUE ELA NÃO SABE RESPONDER!!!
É fácil de corrigir isso, vamos unificar essa forma de Classificação, Mas, liberando o Número de Classificados, a UBT que quiser classificar 30, que classifique do 1º ao 30º seguindo as Notas dos Julgadores... Gostaria que aqueles que estiverem de acordo com essa minha ideia, que encampassem comigo essa Luta!!! A UBT PRECISA MUDAR E PODE COMEÇAR POR AQUI!!!
Desculpem se me alonguei um pouco... Abraços.
     Ademar Macedo - UBT Natal RN - 17/12/2011

 -----------------------------------------------------------------------
QUESTIONANDO POSIÇÕES
Na trova há uma regência trina, mas apenas a segunda tem aparedido:
1- Meus irmãos os trovadores como sustentáculo da Trova. Temos outros livros em Portugal, Espanha e Brasil que sustentam a trova literária;
2- Os concursos e Jogos Florais que dão vida para um grupo de trovadores concorrentes que se aprimoram e vivem da pontuação.
Há muita vaidade no contexto.
3- UBT, a entidade organizada para enturmar a todos e promover a fraternidade. Há outras entidades da Trova que merecem o nosso
prestigio. Há trova, há amigos, há vida literária.
4- Eduardo Toledo (até 31/12/11 é presidente nacional. "É chato?" mas coube a ele enfrentar os novos tempOs. Deu o Trovalegre e o BIN a todos. Viajou o que pode. No nordeste há locais com trovas e estatuas trovadorescas. Não há espaços em informativos para o que muitos fazem. Há informativos estaduais, não! Há sim caronas em outros municipais.
5- O primeiro passo atual é atualizar o portal da UBT e dar a todos a historia que merece indenpendente de vaidade, mas dentro da ética
projetada em Trovas e Trovadores.
6- Não acredito em Diabo, mas as diversas religiões acreditam e, ainda mais, na rabujice dos apostolos. Não vou deixar de viver por
isto. Abraços do
     Nilton Manoel - UBT Ribeirão Preto SP - 17/12/2011

 -----------------------------------------------------------------------

Pelo e-mail, recebido, gostaria de deixar meu manifesto no sentido de colocar a Democracia, "patrimônio nacional", em pauta, pelo direito do voto não a uma única chapa - independente dos eleitos parabenizados com louvor -, mas pergunta-se: aonde está o peso para a escolha democrática? Pelo que entendi, não está se colocando em  discussão os novos integrantes, e sim, uma eleição de uma única chapa? A palavra "eleição" por si só define: escolha, preferência. Um abraço a todos,
     Maria de Fátima Bezerra Cerqueira  - RJ - 17/12/2011
       (Filha do Magnífico Trovador: Edgard Barcellos Cerqueira)
 -----------------------------------------------------------------------
Mais de 50 anos de UBT!!! Com erros e acertos ela está aí, sempre crescendo. Parabéns a todos os que ajudaram na construção de seus alicerces! Vaia para os “ressentidos” e que só criticam, agora, depois da posse da nova diretoria (aliás, encabeçada por um ilustríssimo trovador e com excelentes companheiros!).
Vamos deixar azedumes e frustrações para trás. E viva a trova e os irmãos trovadores.
     Héron patrício – UBT São Paulo SP
  -----------------------------------------------------------------------
Acho oportuno o momento para dar uma singela opinião. Gutenberg Andrade, ex-Presidente da UBT Fortaleza, a qual não existe no momento nem nas regras básicas da TROVA, pois, em seus concursos internos vemos "trovas" classificadas com a tônica na sexta, na oitava sílaba do verso, sem rima e, sem haver correção por parte do presidente atual que acha que não se deve dar nota "ZERO" a uma trova errada, desobedecendo o Regulamento Interno da UBT Brasil, que não sabe contar as sílabas, segundo ele mesmo  falou; UBT essa que não faz concurso nem Jogos Florais há quanto tempo, e se esquecerem do Rio Grande do Norte, onde em Natal e Caicó a trova bate ponto! Academia de Trovas do RGN, UBT Natal, José Lucas, Ademar Macedo, Prof. Garcia, Chico Macedo, Joamir, Vanderley, e, por aí vai, não ser citada pelo grande poeta Eduardo Toledo?
Isso mostra que o ex-Presidente estava por fora do que acontecia e acontece no norte e nordeste. Política? Tô fora! Injustiça? Tô dentro!
Senhores, olhem há quanto tempo a UBT Fortaleza está inerte e a UBT Natal está ativa promovendo concursos!
Sou cearense, amigo do peito do Gutemberg, frequentador tanto da sua residência quanto do seu coração pois vivenciamos a mesma doutrina Kardecista, mas, justiça se faça. Zé Lucas, no momento deveria SER CITADO no falar do poeta Eduardo Toledo e não, o meu irmão de Ordem, Doutrina e do coração, Gutemberg Andrade.
Sem Politicagem, pergunto ao Presidente Eduardo Toledo quantas vezes veio a Fortaleza? Se viesse e visse como a trova aqui é comandada, caçaria a nossa carta-patente. Foi-se o tempo do Fernando Câncio.
Triste pelas amargas porém sinceras palavras, dispeço-me.
      Francisco José Pessoa - Fortaleza CE - 16/12/2011-----------------------------------------------------------------------
Parabenize a nova Diretoria por mim.Com certeza o trabalho será profícuo e com muitas trovas lindas.Megabraço.
      Esther Figueiredo - Resende RJ - 16/12/2011-----------------------------------------------------------------------
Complementando minhas palavras:  endosso as palavras do presidente que ora deixa o cargo, após o dever cumprido: realmente a diretoria recem-empossada é da mais alta credibilidade: são pessoas honradas, queridas e capazes, e atendem o desejo de "unificação nacional".  Minha sugestão é no sentido de que os estatutos possam ser reformulados, permitindo que todos os "sócios efetivos" possam também votar e ser votados, independentemente de já terem ou não ocupado cargos de alto escalão anteriormente.
E esclareço também: minha reivindicação visa abrir portas a outras pessoas que tenham esse desejo. Quanto a mim, jamais tive qualquer intenção de ocupar cargo algum em entidade alguma. Eu apenas trabalho pela Trova. E aplaudo os que bem exercem suas funções dentro da UBT, entidade por demais reconhecida e exaltada por todos nós que adoramos participar de concursos e abraçar os irm ãos de ideais.
      José Ouverney- Pindamonhangaba - 16/12/2011
-----------------------------------------------------------------------
Sou pelo processo  democrático de oportunidades iguais e também pela  atualização da Entidade renovando e  construindo sempre...
       Olga Guimarães carvalho Magalhães -  Trovadora e poeta -Itaberaba-BA - 15/12/2011
-----------------------------------------------------------------------

                                                                 À GUISA DE ESCLARECIMENTO
 Em relação ao artigo publicado neste "site", relativo à última eleição presidencial da UBT, com a finalidade de dirimir quaisquer dúvidas e afugentar quaisquer maledicências, pela 1ª e última vez uso desta tribuna, esclacendo os seguintes pontos:
01) Não houve imposição da Presidência Nacional na apresentação da chapa que se elegeu para dirigir a UBT nos próximos dois anos, mas sim a intenção de integrar representantes dos 5 Estados brasileiros onde existiam Presidências Estaduais, o que foi feito e se tornou determinante na "união dos trovadores brasileiros " e de além-mar;< br />02) Tanto é que foi dado, democraticamente, um prazo de 30 dias para que mais de uma chapa pudesse ser apresentada, o que infelizmente não aconteceu, pois daria mais força à chapa vitoriosa;
03) Por manifestações injustas como esta, e outras nos últimos dois anos, é que estou me afastando (até não sei quando !) do movimento trovadoresco e da UBT, mesmo com o coração angustiado por ter que deixar essa queridíssima entidade que reúne os maiores poetas brasileiros.
       Eduardo A. Toledo (Ex-Presidente Nacional da UBT) - 15/12/2012
-----------------------------------------------------------------------
Confesso que, desde que ingressei nas lides da Trova, estranhei essa postura da UBT como Entidade. Seria interessante se o Estatuto, nessa questão, fosse reescrito. De fato não combina com o regime democrático recuperado pelo País a partir de Tancredo Neves e da célebre "Diretas Já"! Lembro-me que, a partir disso, Ulysses Guimarães só teve um voto mas concorreu. O próprio Lula, até ganhar maior credibilidade, também foi "massacrado" nas eleições mas conseguiu concorrer.
Seria ótimo uma mudança, permitindo que não apenas os "ubeteanos de carreira" pudessem pleitear os cargos e apresentar suas plataformas de trabalho. Não gosto de usar essa expressão mas fica parecendo que os cargos são "loteados". Entendo perfeitamente que se queira preservar tudo que Luiz Otávio elaborou com tanto carinho e luta mas... fica a pergunta: se ele ainda estive sse vivo, será que não teria, ele próprio, alterado muita coisa, adequando a Entidade e seus Estatutos à nossa realidade? Afinal, Luiz Otávio sempre foi um homem de uma visão futurista.
Penso que preservar a memória de um idealista não é "morrer junto" e, sim, manter vivos os seus ideais, preservando-os, atualizando-os e divulgando-os. Somos uma entidade de 'irmãos". Não somos?
      José Ouverney - Pindamonhangaba - 15/12/2011 no Blog Trova Viva
---------------------------------------------------------------------------
Parece que algumas vozes, ainda que timidamente, começam a questionar o regime fechado, pelo qual somente quem governa determina quem governará no reino da trova.
Conheço trovador de grande capacidade, profundo conhecimento do movimento trovadoresco, dinâmico,  e com aprovação geral entre os trovadores. Mas não tem nenhuma chance no modelo atual, não galgou os escalões necessários para se candidatar à presidência, porque não é simpático a pelo menos alguns dos senhores do conselho.
Quem sabe chegará o dia em que um metalúrgico possa chegar à presidência sem ter sido prefeito e governador. Depois, quem sabe, venham outras conquistas...
      Pedro Ornellas - São Paulo SP - 15/12/2011 no Blog www.vivatrova.blogspot.com
-------------------------------------------------------------------------
A presidente da UBT municipal de São Paulo postou no site www.ubtsp.com.br sob "Eleições na UBT":

"Neste ano de 2011 procedeu-se a eleição para a Presidência Nacional e também das Predências Estaduais da UBT. Cabe lembrar que os Estatutos da entidade conferem aos conselhos a iniciativa do processo, conduzindo-o de acordo com as normas. Não nos cabe aqui discutir um Estatuto já consagrado, embora tenha sido concebido em período de governos fortes na História do Brasil cujo reflexo se pode constatar no encaminhamento das eleições. Na verdade as Democracias modernas concebem a cada cidadão o direito de votar e ser votado e nesse ponto a UBT reserva o direito de voto escalonado, isto é, apenas Presidentes Estaduais votam para Presidente Nacional. Porém a UBT é uma instituição viva e deverá promover as mudanças necessárias a seu tempo e com a participação de todos. À s vezes somos de um formalismo exagerado e às vezes somos de uma informalidade que a todos confunde: afinal somos uma família...
     Por isso nosso Presidente atual Eduardo O. Toledo propôs uma "Chapa" que a todos satisfez, pois se trata de um conjunto de nomes muito aceitos e recomendados. Mas com isso inibiu movimentos que se organizavam para participar do processo: em São Paulo, Domitilla articulava com Arlindo; no Rio todos pediam que Maria Nascimento aceitasse a indicação. Porém diante de um nome como Luiz Carlos Abritta, todos concordaram de imediato, aceitando a proposta do Presidente. Fica assim constituida a Presidência e Diretoria da União Brasileira de Trovadores - Biênio 2012/2013.

Presidente Nacional - Luiz Carlos Abritta - MG
Vice-Precidente - Rodolpho Abbud - RJ
Presidente do Conselho - Flávio R. Stefani - RS
Vice-Presidente - Carolina Ramos - SP
Secretário - Maurício N. Friedrich - PR

     Saudemos a nova diretoria, augurando a todos muita sorte e alegria no trabalho que ora iniciam. São nossos queridos Irmãos Trovadores todos capacitados e que emprestam o prestigio e a honra de seus nomes à nossa entidade. Viva a UBT Naciona.
 Aproveitamos para agradecer o esforço realizado por Eduardo Toledo para a integração da nossa UBT. Esse grande poeta e Trovador de carreira vitoriosa parte para enfrentar novos desafios que exigirão dedicação plena e exclusiva. Nós continuaremos a contar com suas Trovas e poesias maravilhosas."
 Obrigada, Eduardo Toledo.
      Selma Patti - UBT SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário