*** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário *** Envie fotos, histórias, causos, etc... para publicação - Enviar no email: pedroornellas1@yahoo.com.br ***

terça-feira, 24 de setembro de 2019

MTC e Eu... A história continua...


MARIA THEREZA CAVALHEIRO teve presença marcante em minha carreira poética.
Comecei a fazer trovas em grande parte inspirado pelas trovas que ela publicava em uma coluna de jornal que eu, morando no Paraná, no final da década de 60, recortava e colecionava.
Realizei meu sonho de conhecê-la quando, morando em São Paulo, vi um anúncio sobre o lançamento de seu livro “Estrelas e Vaga-Lumes”, em 1988. Fui ao lançamento, identifiquei-me e a partir dali nos tornamos grandes amigos. Ela prestigiou meu trabalho em várias ocasiões e de diversas maneiras: Incluiu uma trova minha em seu livro “Segredos do Bom Trovar” lançado em 1989; deu grande publicidade a algumas de minhas trovas por publicá-las nos adesivos das famosas Gotas de Pinho Alabarda; incluiu trovas minhas regularmente em sua coluna “Trovas” no jornal O Radar, de Apucarana, e por diversas vezes tive o privilégio de ser o trovador em foco na mesma coluna. 
Eu achava que nunca teria a oportunidade de retribuir tudo o que ela fez por mim. Mas ela veio em agosto de 2011. Ao saber que ela foi a fundadora e primeira presidente da União Brasileira de Trovadores, Seção São Paulo, e intrigado pela falta de reconhecimento do seu trabalho pela entidade, da qual eu fazia parte, puxei um fio e, como num passe de mágica, uma história fascinante e, sabe se lá por que, ocultada da maioria dos trovadores, caiu em minhas mãos. MTC e sua prima e fiel companheira de uma vida, Amaryllis, fizeram de mim o fiel depositário de seu rico acervo de fotos, documentos e recortes de jornais, bem como informações valiosas de como tudo aconteceu. 
Dar a conhecer sua verdadeira história, com grande repercussão no meio trovadoresco, na época, foi uma das coisas mais gratificantes que já fiz, em especial por constatar o grande bem que esse resgate fez a elas. Convido os trovadores atuais que não tomaram conhecimento da matéria a fazer isso. Leiam a publicação que fiz no meu blog, no link:
https://vivatrova.blogspot.com/2011/07/fundacao-da-ubt-sp-resgatando-historia.html


A conclusão dessa bonita história de amizade entre eu e MTC não poderia ser mais emocionante!

Sempre tive em mente que se algum dia pudesse realizar o sonho de publicar um livro, MTC tinha que fazer parte dele. 
Finalmente, em outubro de 2018, publiquei meu livro de poesias “Resgatando Auroras”.
Através da Amaryllis, pedi que MTC apreciasse o conteúdo e escrevesse um texto de apresentação. 
Ela já estava muito debilitada por uma doença degenerativa, mesmo assim ditou o texto para a Amaryllis. 

Foi o último texto que ela produziu. Uma semana depois, MTC adormeceu na morte. Para mim, seu texto em meu livro é uma preciosidade inestimável! 

Mas não ficou nisso... 
A editora do jornal O Radar aguardava sua matéria mensal para publicação. Com minha aprovação, Amaryllis enviou a eles o texto que MTC fez para o livro, que assim ficou sendo também o texto de despedida da coluna que manteve por mais de quarenta anos, através da qual divulgou e prestigiou o trabalho de inúmeros poetas que, assim como eu, guardarão para sempre na lembrança a figura dessa mulher encantadora que de forma despretensiosa e altruísta, dedicou sua vida em promover a trova e os trovadores!

Um comentário:

  1. Recebi o livro. Quando o carteiro chegou eu gritei para minha esposa que havia chegado uma relíquia, porque eu tinha certeza disso. Quem compôs tantas músicas lindas como Pedro Ornellas, certamente tinha no livro demonstrado também todo seu talento. Muito obrigado.

    ResponderExcluir