*** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário *** Envie fotos, histórias, causos, etc... para publicação - Enviar no email: pedroornellas1@yahoo.com.br ***

domingo, 21 de agosto de 2011

Esclarecimento sobre nossa história - por Maria Thereza Cavalheiro


Sem a intenção de criar polêmica, apenas para que não haja mais dúvidas, nem a possibilidade de interpretações errôneas, gostaríamos de declarar que o motivo de nosso depoimento sobre os fatos passados foi o de aclarar os acontecimentos de uma determinada época, que nos dizem respeito muito de perto.
Pedimos que este Esclarecimento seja lido com atenção, pois constatamos que a atual presidente da UBT Municipal de São Paulo, no site da Entidade, demonstrou  não compreender nossa verdadeira motivação, nem a atitude do magnífico trovador Pedro Ornellas, que tanto tem contribuído para o fulgor da trova como poeta, além de músico, intérprete e compositor de talento.
Pedro Ornellas, que não foi membro da UBT fundada por nós e outros companheiros, mas amigo de muito tempo, acompanhou nosso trabalho de divulgação da trova, fez as suas pesquisas, e apreciou nossa luta para tornar a trova mais valorizada no mundo literário, ainda que já tivesse lugar assegurado no coração do povo.
Em nossos livros, em jornais e revistas, temos difundido não só as nossas próprias trovas, como as de outros trovadores.
Embora não tenhamos, por várias razões, acompanhado de perto a segunda fase da UBT, sempre reconhecemos, e agora de público, o incansável trabalho do trovador Izo Goldman pelo bem do movimento idealizado e concretizado pelo dinâmico e saudoso Luiz Otávio.
Agora, na última etapa da vida, o que nos fez reabrir os arquivos foi o desejo de sermos também reconhecidos, nós e outros companheiros, pelo que fizemos em prol da trova, e que, realmente, fundamos a UBT Municipal de São Paulo, no dia 11 de setembro de 1969, sua data oficial de fundação. Este fato, sobejamente provado pela documentação apresentada, foi, porém, publicada de modo incompleto no site da UBT Paulistana. Toda a documentação, aliás, foi, na ocasião, remetida à UBT Nacional, como também atesta a carta de Luiz Otávio de 23 de outubro de 1976, reproduzida por Pedro Ornellas, a qual pode ser examinada no site deste, em que a nossa História foi publicada na íntegra.
Reiteramos a declaração de que nada nos foi avisado, e somente agora viemos a saber que Dias Monteiro havia se tornado presidente estadual.
 Queremos frisar que não nos moveu o intento de atingir quem quer que fosse, apesar de estranhar que, nestes anos, poucos se preocuparam de trazer à luz os acontecimentos daquela época, mesmo pessoas que nos acompanharam nos tempos em que movimentamos a UBT Paulistana.
Não houve, todavia, nenhuma represália de nossa parte quanto a essas pessoas, que continuamos a respeitar. Embora afastadas permanecemos fiéis aos ideais emanados de Luiz Otávio, que são igualmente os nossos, e nunca deixamos de divulgar e elevar a trova, assim como de passar ensinamentos para a sua elaboração, com sugestões e exemplos pessoais, o que foi feito também em livros e publicações várias.
Queremos que esta nossa exposição sirva de estímulo para novos trovadores. Gostaríamos, também, que estes se lembrassem, principalmente, de se dedicar com muita seriedade ao estudo da trova e de nossa língua pátria.
“A trova faz amigos” e através deles podemos ampliar nosso campo de atuação, levar ao maior número de pessoas nossas mensagens de beleza, de amor e paz. Só assim poderemos fazer jus a esse dom abençoado por Deus de termos nascido poetas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário