*** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário *** Envie fotos, histórias, causos, etc... para publicação - Enviar no email: pedroornellas1@yahoo.com.br ***

terça-feira, 2 de agosto de 2011

II Festival de Trovadores em Maringá - 1970

Foto histórica, reunindo importantes personagens do movimento trovadoresco.


Luiz Otávio, fundador e então Presidente Nacional da UBT, entre Carolina Ramos (Presidente Estadual SP) e Maria Thereza Cavalheiro (Fundadora e Presidente de Seção São Paulo SP).


Reunião amistosa, durante o Festival, vendo-se Magdalena Lea, Maria Aparecida Lopes, Rubens de Castro, A. A. de Assis, Maria Thereza Cavalheiro, Amaryllis Schloenbach, Iraci do Nascimento e Silva e Fernando Pereira.



Amaryllis e MTC representaram a cidade de São Paulo no II Festival Brasileiro de Trovadores, de Maringá PR, 1m 1970, e foram portadoras de uma mensagem de aplausos pelo evento, endereçada por Paulo Zingg, Secretário de Educação e Cultura do Município (foto), a Luís Gabriel Guimarães Sampaio, Secretário de Educação e Cultura de Maringá.  Foram portadoras também do exemplar CLXXX da "Revista do Arquivo Municipal" (igualmente oferecida a Luiz Otávio).


Mais uma foto histórica de trovadores presentes. Reconhece alguns deles? Conhece algo mais sobre esse encontro memorável? Deixe comentário!


(Créditos: fotos e informações do acervo de Maria Thereza Cavalheiro)

*   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *   *

A escalada trovadoresca de Maringá iniciou-se quando, em 1966, Luiz Otávio nomeou A.A. de Assis delegado-fundador da UBT em Maringá. Assis reuniu os poetas da cidade e realizaram o I Festival Brasileiro de Trovadores, alcançando amplo sucesso. Em abril de 1967, a delegacia foi transformada em seção, instalada pessoalmente pelo próprio Luiz Otávio e tendo como presidente o médico Elidir d´Oliveira. Em 1970, assumiu a presidência o professor Dari Pereira, que permanece no cargo até hoje. Ele é o recordista brasileiro na presidência de uma seção da UBT. Atualmente, o movimento trovadoresco em Maringá está em plena efervescência. A ALM (Academia de Letras de Maringá), através de sua dinâmica presidente Olga Agulhon e secretária Eliana Palma, com apoio da UBT, promovem um dos mais importantes eventos do gênero no Brasil, o Concurso Literário Cidade de Maringá, a cada dois anos. Inclui além de trovas, sonetos, poesia moderna, crônica e conto. A festa de premiação, de 3 dias, com programação rica e variada, tem sido um sucesso retumbante.  Maiores informações sobre a trova em Maringá, no site da ALM:
(Na foto: flâmula comemorativa do I Festival de Trovadores de maringá - acervo da Eliana Palma)

Um comentário:

  1. Parabéns! Maravilhoso e importante espaço destinado`à TROVA e aos TROVADORES.
    Continue sempre nos premiando com informações, fotos. Adorei!
    Jussára C Godinho

    ResponderExcluir