*** Obrigado pela visita! *** Deixe um comentário *** Envie fotos, histórias, causos, etc... para publicação - Enviar no email: pedroornellas1@yahoo.com.br ***

Tribuna Livre - Extinção da UBT Pouso Alegre

Use este espaço para opinar, esclarecer, sugerir, criticar (de forma construtiva), com bom critério e respeito aos demais, visando a união dos trovadores e o engrandecimento do movimento trovadoresco.

Obs.: Para maior clareza, os comentários estão em ordem decrescente de datas e por ordem de chegada
-----------------------------------------------------------------------

Sobre a colocação do trovador Héron Patrício, abaixo, queremos esclarecer que a informação que passamos foi recebida de Eduardo Toledo, que nos pediu para repassar a todos, o que fizemos em confiança pela idoneidade do mesmo. Mesmo assim, como já foi dito, só repassamos após consulta e nova confirmação por ele. Enviamos cópia à Conceição Assis que não se manifestou; quanto aos demais da equipe não temos email deles. Sobre o eventual desmentido sugerido por HP e que infelizmente ainda não veio, já decorridos 24 dias do comunicado, ou a revogação da decisão anunciada, se vier será muito bem vindo pois essa é a torcida unânime dos trovadores. Toledo enviou email comum sem "assinatura eletrônica", mas a mensagem recebida ficou registrada podendo ser confirmada caso isso seja MESMO necessário, na hipótese bastante improvável de o Toledo vir a negar que a tenha gerado ou haja suspeita de que alguém inventou tudo isso. Não acredito de forma nenhuma que Eduardo Toledo estivesse disposto a comprometer sua excelente reputação num comunicado falso. Mesmo assim, todos continuamos torcendo pela manutenção da UBT Pouso Alegre, seja qual for a maneira em que isso ocorra.
    Pedro Ornellas, Trovador - SP - 12/01/2012
-----------------------------------------

Parabéns, amigo Arlindo. Seria bom  saber se a decisão, dita “irrevogávell”, de encerrar as atividades  da UBT Pouso Alegre, partiu  do poeta  ROBERTO RESENDE VILELA, então o real presidente daquela seção.  O “comunicado” de encerramento da UBT-Pouso Alegre deve conter  a Assinatura eletrônica de tão importante decisão. Acho bom que os comunicados feitos através do importante canal ORNELLAS2010@GMAIL.COM SEJAM TODOS APRESENTADOS COM A ASSINATURA ELETRÔNICA, para evitar possíveis desmentidos. Abraços do amigo
     Héron Patrício - SP - 10/01/2012                (contato@heronpatricio.com.br)

-----------------------------------------

Prezados:
Inicialmente gostaria de corrigir um equívoco. Até que as eleições do plano estadual sejam realizadas, o atual Presidente da UBT-MG é o Trovador Newton Vieira que, na qualidade de Vice-Presidente, deve assumir o cargo vago com a eleição de Luiz Carlos Abritta para Presidente Nacional.
Em segundo lugar creio que a UBT-Pouso Alegre deveria ser mais clara no que chama de "críticas e ingratidão" porque a desativação da seção atinge principalmente a nova diretoria da Presidência Nacional que, creio, sempre prestigiou o antigo Presidente, recebendo inclusive agradecimentos nominais no último editorial do Boletim Nacional. Se as "críticas e ingratidão" vierem de outros setores, a UBT-Pouso Alegre devia sim era se manter unida em torno dos novos dirigentes, dando prova de que estamos unidos em torno de uma causa comum.
Gostaria de lembrar ainda que, por maior que seja a importância de um homem - e ninguém há de negar a importância de Ed uardo Toledo nos destinos da UBT - ela não deve se sobrepor a uma entidade, principalmente uma entidade como a UBT com mais de quarenta anos de existência.
Por fim, se a decisão for mesmo de caráter irrevogável, resta-nos torcer para que a UBT-Nacional encontre o mais rápido possível alguém que possa assumir a função de Delegado na cidade e recomeçar o trabalho pois é quase impossível imaginar que a cidade que nos deu dois Presidentes Estaduais, um Presidente Nacional e teve em suas fileiras homens como Alfredo de Castro, Jorge Beltrão e Newton Meyer de Azevedo, dentre outros, fique sem uma representatividade em nossa UBT.
     Arlindo Tadeu Hagen (Presidente do Conselho Estadual da UBT-MG) - 26/12/2011
-----------------------------------------
Meu querido pedro, embora não sendo trovador, sou amigo da trova e dos trovadores fiquei estarrecido pela notícia da desativação da UBT Pouso Alegre, que perda irreparável... Embora não tenha participado de nenhuma reunião nessa seção, a admirava e respeitava, conversava sempre com meu amigo Rodolfo Abudd sobre Pouso Alegre e sempre ouvi dele elogios dessa seção, espero que seja infundada esta notícia, a UBT é tão maravilhosa, tão importante que não merece acabar em nenhum lugar, caso verdadeira esta notícia, quem mais perderá será sem dúvida a cidade de Pouso Alegre que perderá sem dúvida nenhuma um grande meio de divulgação da cidade... Uma instituição tão sagrada , tão querida como a UBT não poderia acabar, simplesmente acabar, não é tão simples assim, dissolver uma instituição desta importância não poderia acontecer pela vontade de tão poucos, já que traz alegria, arte a tantos, que pena que lástima, gente abençoada e maravilhosa como são os trovadores não mereciam este presente de natal. A cidade perde, a cultura perde, todos perdemos, lamento muito!
     Jorge Plácido - Nova Friburgo - 26/12/2011 




-----------------------------------------
Acho muito prematuro emitir uma opinião mais concreta sobre tão delicado assunto. De imediato eu diria que: como também estive presente à solenidade de passagem de cargo da UBT Nacional do sr. Eduardo Toledo para o sr. Luiz Carlos Abritta, em 10 de dezembro de 2011, e considerando que, apenas uma semana depois, a UBT de Pouso Alegre já estava desativada (segundo informações do Pedro Ornellas, não tenho outra fonte); conhecendo, como conheço, o sr. Roberto Vilela e outros dirigentes trovistas de Pouso Alegre; reconhecendo a importância dessa unidade da UBT no cenário nacional (se não me engano, foi a segunda cidade a promover seus Florais, logo depois de Nova Friburgo); em opinião que é só minha, achei muito prematuro tudo isso.
     Penso que, acima de tudo, a figura do novo presidente nacional não está sendo devidamente valorizada por quem tomou atitude tão radical. Críticas existem, e sempre existirão, em regimes democráticos. Quem não consegue conviver com elas deveria ser proibido de assumir qualquer cargo em entidades congêneres. Evidentemente seu trabalho e sua postura sempre estarão sendo avaliados, é lógico. A pessoa está se comprometendo a defender interesses de uma comunidade a nível nacional. Este é o momento que exige maior frieza, tato, diplomacia e capacidade de argumentação para absorver as críticas e, de forma convincente, fazer que as mesmas se voltem a seu favor. Sim, porque a um bom diálogo e a argumentos incontestáveis não há crítico que resista. Ou ele se torna um aliado, ou desaparece, pois ficaria para sempre desmoralizado.
     Repito: penso que o novo Presidente Nacional não merecia um "presente de Natal" desse porte (se é que tal medida foi mesmo tomada, repito). Caso essa infeliz medida seja um fato, mas, nos próximos dias, haja uma reavaliação e tudo volte ao que era, sem desativação de nada e um voto de crédito ao sr. Abritta, esta seria uma atitude digna dos maiores aplausos, uma postura realmente "franciscana". Ainda há tempo para as devidas reavaliações. Até onde o conheço, o sr. Roberto Vilela, meu amigo particular, sempre foi uma pessoa de muito bom senso. Acredito que não vá mudar de postura de uma hora para outra. E viva a UBT, seção de Pouso Alegre, de tantas glórias e tradições!
      José Ouverney - Pindamonhangaba SP  -  24/12/2011
-----------------------------------------
Esclarecimento aos Irmãos trovadores:
     Criamos esse espaço para dar voz e vez aos trovadores, dando oportunidade a todos de divulgar assuntos pertinentes e de se expressarem, visando a união de trovadores e o aprimoramento do movimento trovista através da transparência e do diálogo.
     O grande trovador Eduardo Toledo, atuando como porta voz da Seção Pouso Alegre da UBT, passou para nós a incumbência de divulgar a decisão de se dissolver a seção. Cientes do peso de tal notícia e desejosos de que tal não se concretizasse, enviamos email ao Eduardo Toledo com cópia para Conceição Assis (já que não temos endereço eletrônico dos demais). Visto que alguns aparentemente estão interpretando de forma errada o nosso papel vou transcrever a essência do nosso email:
     "O que está me passando é algo muito sério e muito grave. Não vou divulgar sem dizer o que penso e pedir que reflitam sobre porque acho que devem RECONSIDERAR. A UBT Pouso Alegre não é apenas uma seção, é a própria história da trova.

Eduardo Toledo não é apenas um dos melhores trovadores do Brasil e muito menos o EX-Presidente da entidade:
é alguém que faz parte da história da trova, que fez e deve continuar fazendo diferença nos rumos do movimento.
Sei que tem razões para estar magoado... Tenho sentido na pele o que é ser mal interpretado e atacado por pessoas que eu tinha em conta de amigos. Mas uma coisa é lidar com isso de forma independente e outra é fazer isso tendo nos ombros a responsabilidade de comandar uma entidade de tal porte e importância!
Bem sei que não estou habilitado para lhe dar sugestões, do ponto de vista de qualificação, mas quero fazer isso como amigo e admirador... Você fez um bom nome, os trovadores em geral reconhecem o seu bom trabalho à frente da UBT e o estimam pela pessoa que é! Nem podia ser diferente. Os opositores e ingratos são EXCEÇÕES. Não deve dar tanta importância a esses e às suas intrigas, nem deixar que minem sua autoestima. Seu mérito não diminui pela avaliação questionável de alguns... Todos os líderes têm de lidar com isso, lembre-se: Nem Cristo agradou a todo mundo, e ele era perfeito.
Sou muito grato pelas oportunidades que me deu e pelo reconhecimento, sempre que fiz pequenas contribuições em favor da trova e dos irmãos trovadores.
Pelo bem da trova, e em nome da grande maioria dos trovadores, peço que se reúna com sua valorosa equipe, e RECONSIDEREM
a posição tomada. Terei o maior prazer em DELETAR sem passar adiante, o Comunicado Oficial que me enviou.
Meu abraço a você e a toda a equipe!"
Toledo agradeceu meu esforço, amizade e solidariedade, mas reiterou que a decisão era definitiva e pediu para divulgar.
Ainda assim continuamos torcendo para que a decisão possa ser repensada em benefício do movimento trovadoresco.
     Aproveitamos para contestar alguns que criticam a livre expressão de pensamentos. O trovador, como todo cidadão livre, tem o direito sim de reinvindicar, sugerir e criticar. As sugestões podem contribuir para a melhoria, e as críticas podem ser construtivas. Tudo depende de como se diz e como se ouve.
     Pedro Ornellas - trovador - 24/12/2011


-----------------------------------------
Parabéns ao excelente trovador do Paraná! Precisamos de União, e vaia para os maldosos e criadores de problemas. A UBT viveu muito bem nesses mais de 50 anos sem a opinião  azeda e preconceituosa de alguns atiçadores de fogo...
     Héron Patrício-UBT São Paulo - 24/12/2011
-----------------------------------------
Gerson Souza do RS,estive na casa dele e adorei as trovas repletas de verdade.Não podemos deixar que a UBT estremeça.Vamos deixar brotar novamente a semente da rosa que é nosso símbolo e perfumá-la com o aroma da nossa  amizade e que há anos vêm criando  irmãos unidos por elos inquebrantáveis.
    Ester Figueiredo - Campos RJ  -  24/12/2011
-----------------------------------------

Caro amigo Ornellas,
Embora até o momento eu desconheça o que está havendo e o porquê dessa desativação, realmente é lamentável perdermos esta nossa Seção e ainda, por termos o desânimo de nossas expressivas lideranças. Há muito tempo que não recebo nenhuma informação desses nobres colegas da UBT, nem mesmo tive meus emails respondidos. Agradeço a informação.
  Paulo José de Oliveira - Delegado da UBT em Formiga - Seção MG


-----------------------------------------
Grande Pedro, segue minha singela contribuição para este momento conturbado:

Ao ver-te tão rancorosa,
UBT dos meus carinhos,
eu tremo em pensar que a "rosa"
cedeu lugar aos "espinhos".

Vejo os outrora chamados
de "meus irmãos trovadores"
hoje quais homens armados
destilando os seus rancores...

Será que acaso me iludo
ao lembrar tempos antigos
nos quais "acima de tudo
a trova fazia amigos"?

Será que é pedir demais
aceitarmos, tão somente,
que somos todos iguais
mas pensamos diferente?

Será que mais ninguém vê,
após tanta divisão,
que o "U" de nossa "UBT"
é simplesmente UNIÃO.

E que essa UNIÃO imensa
volte a focar energias
trocando rancor e ofensa
por trovas e poesias.

Gerson Cesar Souza - São Mateus do Sul/PR
-------------------------------------------------------
Comunicado  que não entendi:
Houve assembleia para a tomada de decisão. HOUVE EDITAL.  Caso tenha havido a data escolhida foi a de fim de mandato nacional, não de diretoria. Na saida deixa-se outros associados à frente ou um delega (municipal).O assunto envolve a municipalidade cultural?   Nota-se que todos permanecem na UBT,nesse esvasiamento administrativo da  secção e não  saida da UBT,principalmente, pela portabilidadce de efetivo nº1 do  Eduardo o que nos coloca como donos do universo. A portabilidade que não tenho e tive que explicar muitas vezes para a municipalidade educacional ,cultural e loitica de minha cidacde.Sou da UBT e não estou no portal.
  
Nilton Manoel - vice-presidente estadual paulista até 31\12\11------------------------------------------------------
Relutamos em repassar o presente comunicado, e só o fazemos, após contato com Eduardo Toledo, esperando que a decisão pudesse
ser reconsiderada. Ele porém nos confirma que a decisão é irreversível.
                                                                COMUNICADO OFICIAL

Em vista das infundadas críticas e infinda ingratidão pelos relevantes serviços prestados à frente da Presidência Nacional nesses últimos 8 anos, e também por solidariedade ao NOTÁVEL TROVADOR Eduardo Toledo, estamos comunicando ao mundo trovadoresco, que a UBT -Seção de Pouso Alegre-MG-, a partir de 01/01/2012, estará desatividada, e que já estamos providenciando a devida comunicação ao novo Presidente Estadual de Minas Gerais, trovador Arlindo Tadeu Hagen e ao Presidente Nacional, trovador Luiz Carlos Abritta.

                                                          Pouso Alegre, 19 de dezembro de 2011.

                                                          Roberto Resende Vilela  (Presidente)
                                                          Conceição A. C. de Assis (vice-Presidente de Administração)
                                                          Déa Simões (vice-Presidente de Relações Públicas)
                                                          Águeda Toledo (vice-Presidente de Finanças)
                                                          José Vítor de Paiva (Secretário)
                                                          Elba Carrasco (Suplente de Secretário)
                                                          Célia Nascimento (Suplente de Diretoria)
                                                          Luzia de Fátima Francisco (Suplente de Diretoria)

Nenhum comentário:

Postar um comentário